Blogueiros devem fazer faculdade?

53 Flares Twitter 46 Facebook 6 Google+ 1 53 Flares ×

É necessário ter faculdade para ser um blogueiro de sucesso?

Todo mundo sabe a importância de se fazer uma faculdade para se inserir no mercado de trabalho hoje em dia. As empresas querem cada vez mais profissionais qualificados, com diversos cursos e uma faculdade no currículo.

Não necessariamente um grande profissional precisa ter curso superior, mas sem dúvidas um curso de qualidade abre a visão e horizontes para as pessoas. Existem outras formas de ter essa visão ampla como por exemplo lendo livros, blogs, apreciando uma obra de arte, escutando música, aprendendo com pessoas mais experientes.

Uma pergunta que muitos blogueiros devem se fazer: é necessário cursar uma faculdade para me tornar um blogueiro de sucesso?

A resposta de forma objetiva é NÃO!

Mas essa discussão possui variáveis.

faculdade blogueiros Blogueiros devem fazer faculdade?

Blogueiro com diploma de nível superior

Um blogueiro formado pode utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para escrever sobre um nicho específico no qual domine o assunto, ou seja, esse blogueiro irá escrever sobre assuntos relacionados a sua formação.

Como todos sabemos, hoje em dia é possível aprender sobre qualquer assunto na internet, seja através de blogs, sites específicos ou através do Google que irá direcionar o leitor para a página e assunto que procura, no entanto, se o blogueiro domina o assunto que escreve, o processo de criação de artigos se torna muito mais fácil e prazeroso. Inclusive na maioria das vezes é recomendável blogar sobre um assunto que se goste de escrever, pois o texto vai fluir mais naturalmente e as idéias virão sem muito sofrimento ou necessidade de horas de pesquisas.

Outra vantagem de ser um blogueiro formado é que você passa uma “sensação” ao leitor de um maior domínio do assunto, o que nem sempre é verdade pois um blogueiro não formado e bem capacitado pode escrever tão bem ou até melhor que um blogueiro formado. A verdade é que o diploma de nível superior traz uma certa credibilidade e status, pois as pessoas tem a tendência de valorizar quem possui mais estudo e teoricamente entende mais do assunto tratado no artigo.

Mais um benefício que o diploma de nível superior pode trazer ao blogueiro é o fato de alguns leitores que visitam o blog podem ser representantes de alguma empresa e estes mesmos representantes podem se interessar pelo currículo do blogueiro e por consequência oferecerem uma grande oportunidade de trabalho. Isso também pode ocorrer com um blogueiro sem diploma, mas é evidente que uma pessoa formada sempre sai na frente no quesito currículo perante o interesse de uma empresa, no quesito competência nem sempre, mas isso já um outro assunto.

Um fator que pesa incrivelmente a favor de um blogueiro formado é que ele tem mais de uma carta na mão, afinal, em todos negócios há uma margem de risco e sim, por mais genial que seja uma idéia, ela pode dar errado. Ter uma segunda profissão em mãos pode trazer uma sensação de segurança muito boa para o blogueiro profissional, o que tira um pouco a pressão de ter que ganhar dinheiro de qualquer jeito com o seu blog. Isso inclusive ajuda o blogueiro a se focar mais em escrever conteúdos de qualidade e não pensar desesperadamente na monetização.

Se você já é formado e também blogueiro ou pretende lançar um blog, leve em consideração explorar bem as vantagens que seu diploma tem a lhe oferecer, no entanto não deixe nunca a arrogância e prepotência lhe dominar pois sempre temos muito a aprender na vida e no caso de nós blogueiros, aprendemos muito com nossos leitores e outros blogs.

Blogueiro cursando uma faculdade

Atualmente eu me insiro nessa categoria, sou um blogueiro que está cursando uma faculdade, portanto sei bem as vantagens e desvantagens que alcançam um blogueiro nessa situação.

Vamos começar citando as vantagens.

Uma faculdade quase sempre é um local de oportunidades e aprendizado, se sua faculdade tem a ver com o nicho para qual você escreve artigos, melhor ainda. Sem dúvidas eu tiro muitas idéias para artigos com situações e conteúdo que vejo e aprendo na faculdade. No ambiente universitário, geralmente, estamos em contato com o que há de mais atual no mundo em vários sentidos, além de termos contato com pessoas de vários cursos e pensamentos diferentes.

Você recebe informação e conhecimento de grande relevância e qualidade dos professores praticamente todos os dias, o que faz com que seu cerébro esteja preparado para compartilhar essas idéias com outras pessoas. Por que não compartilhar um pouco desse conhecimento com os seus leitores?

Você ainda pode desenvolver projetos com colegas de classe, afinal, até hoje não conheci um ambiente melhor para fazer amizades e compartilhar grandes idéias de projetos.

Mais um benefício muito interessante é a possibilidade de divulgar o seu blog off-line, pois os alunos de uma faculdade ou universidade são muito mais abertos a novas possibilidades do que a maioria das pessoas. Essa divulgação fica mais fácil ainda se o seu blog é de um nicho muito parecido com o que você estuda. Eu por exemplo faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o Profissional Blog trata de um nicho muito interessante para os estudantes dessa área, principalmente os interessados em desenvolvimento web e pretendem ganhar dinheiro na internet ou trabalhando em casa.

Vamos agora falar sobre algumas desvantagens para os blogueiros que estão cursando faculdade.

No horário em que esse blogueiro está na aula, dificilmente ele poderá estar produzindo conteúdo para o blog, lógico que há formas de se manter ligado no blog, seja através de um notebook, um smartphone ou um tablet, mas na maior parte do tempo terá que ter atenção às aulas.

Se tem uma época na vida de uma pessoa em que ela fica com pouco dinheiro, esse momento é quando está cursando uma faculdade. Gasta-se muito com lanches, condução, xerox, livros, mensalidade (em faculdades particulares), entre outros fatores. Dificilmente vai sobrar algum dinheiro para investir em seus blog.

O conselho para esses blogueiros é tentar aproveitar ao máximo as vantagens do ambiente universitário e minimizar as desvantagens, assim verá que ser blogueiro enquanto faz uma faculdade é uma grande oportunidade.

Blogueiro sem diploma de nível superior

A resposta que dei no início desse artigo já revela que não é necessário nível superior para ser um ótimo blogueiro.

Hoje em dia, a internet democratizou muito o acesso as informações, portanto se você quer montar um blog de sucesso basta você estudar bastante sobre como criar e gerenciar um blog, SEO, marketing, monetização, etc. e isso não está necessariamente ligado a ter um diploma. Essas informações estão dísponiveis para qualquer um que queira aprender.

As vantagens de ser um blogueiro não formado em uma faculdade é que você pode dedicar todo o seu tempo a estudar apenas técnicas relevantes a um blogueiro. Você não terá que estudar matérias obrigatórias que provavelmente pode não utilizar em nenhum momento de sua vida. Além disso você pode investir todo o dinheiro, que um universitário está gastando na faculdade, em seu blog. Se você já for um problogger poderá usar o tempo dísponivel após criar seus artigos do dia para descansar e se divertir.

Até mesmo para aprender sobre um determinado nicho não é necessário ter uma faculdade, inclusive quando o blogueiro pesquisa sobre o nicho que pretende escrever com mais foco, ele se especializa mais rápido pois não precisa dividir a atenção estudando assuntos que não vai abordar no blog.

Entretanto, ser um blogueiro não formado tem suas desvantagens também. Vamos a elas.

O blogueiro que não estuda outros assuntos que não seja voltado ao seu nicho ou monetização pode ficar um pouco preso e com dificuldade de ter novas idéias. Quando você tem um estudo na faculdade sobre um determinado nicho com mais aprofundamento costumamos ter mais facilidade para desenvolver um tema ou uma idéia sem necessidade de pesquisar muito, o que pode poupar preciosas horas na produção de um artigo.

Outra desvantagem, principalmente se esse blogueiro não formado já for um problogger, é o fato de não sair muito de casa e conviver com outras pessoas, ouvir outras opiniões, se reciclar. Esse é um problema comum, mas de fácil resolução. Por mais que o desejo e sonho de muitas pessoas, em especial os blogueiros, seja trabalhar a partir de casa, é necessário sair de casa, vivenciar outros ambientes, ler um livro, assistir filmes, sair um pouco da internet, para que seu cerébro tenha um tempo de descanso, absorver outros tipos de conhecimentos, se reciclar e ter novas idéias.

faculdade Blogueiros devem fazer faculdade?

Sugestões de cursos de nível superior que blogueiros podem fazer:

Darei agora algumas sugestões de cursos de nível superior que um blogueiro pode fazer, independente do nicho existem sempre boas escolhas:

Saúde

  • Educação Física
  • Nutrição
  • Medicina
  • Enfermagem
  • Farmácia

Metablogs/Tecnologia

  • Sistema de Informação
  • Marketing
  • Ciências da Computação
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Administração
  • Publicidade e Propaganda
  • Design Gráfico

Notícias/Política

  • Jornalismo
  • Letras
  • Comércio Exterior
  • Relações Públicas
  • Gestão Financeira

Meio Ambiente

  • Gestão Ambiental
  • Engenharia Ambiental

Tendências

  • Moda
  • Design de Interiores
  • Arquitetura e Urbanismo

Comportamento humano

  • Psicologia
  • Pedagogia
  • Serviço Social
  • Filosofia

Conclusão

Existem muitos outros cursos que podem auxiliar um blogueiro a aprofundar em um determinado nicho, inclusive cursos técnicos e online, lembrando também que não é necessário qualquer curso específico para ser um grande blogueiro, basta ser dedicado, escrever com competência e de preferência gostar do nicho para o qual decidiu blogar.

Enquanto não lançam um excelente curso de nível superior  de Problogger, qual curso vocês fariam?

Vocês leitores, acham necessário um blogueiro ter faculdade?

Até mais!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

* indicates required
1x1.trans Blogueiros devem fazer faculdade?

Autor: Rafael Oliveira

Fundador do Profissional Blog, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.Empreendedor digital apaixonado por tecnologias web, em especial os sites e blogs.