3 Simples Passos para conseguir parcerias para seu blog

54 Flares Twitter 44 Facebook 6 Google+ 4 54 Flares ×

Uma das melhores formas de alcançar o sucesso na blogosfera é fazendo parcerias com outros blogs. Criar amizades e encontrar parceiros dentro do nicho de mercado do seu blog pode ser a chave para alcançar o sucesso e alavancar suas estatísticas, seja ela em relação ao número de visitantes ou ainda nos ganhos que você poderá obter com programas de afiliados, cliques no Google Adsense entre outras possibilidades.

Mas como conseguir parceiros? Vejamos alguns métodos e dicas.

Estude o mercado

Se você não conhecer bem os principais blogueiros do seu nicho, como vai fazer parcerias? Você tem que conhecer perfeitamente quem são os blogueiros, aproximadamente quantas visitas eles tem, pois alguns estarão abertos a parcerias, outros apenas trabalham com venda de publicidade, o que é algo diferente.

Conhecendo bem seus colegas de nicho, você poderá desenvolver a melhor estratégia e conversar com as pessoas certas. Após ter um bom conhecimento dos profissionais do seu nicho e após ter criado conteúdo de qualidade em seu próprio blog, é uma excelente idéia fazer amizades, mas de forma natural, nada forçado. A medida que você for convivendo no meio, certamente você se identificará com alguns blogueiros e estes também poderão se identificar com você. É um processo que acontece naturalmente, o que não quer dizer que você deve ficar parado esperando acontecer.

Escreva ótimos artigos, participe de outros blogs, respeite seus leitores e cedo ou tarde, alguém se interessará em fazer uma parceria com você.

Agora leia algumas dicas e sugestões do que pode ser feito entre dois blogs/sites parceiros.

parceria entre blogs 3 Simples Passos para conseguir parcerias para seu blog

1 – Criar um produto em parceria

Após conseguir um parceiro, vocês podem criar um produto em conjunto, sendo ele distrbuído de graça ou não. Se por acaso forem vender um produto, podem dividir meio a meio ou dividir em porcentagens justas conforme a complexidade do processo criativo e a parcela que cada um tiver contribuído.

Se por um lado você, teoricamente, divide os lucros ou resultados, a divulgação também é feita em dobro e provavelmente o produto ficará pronto mais rapidamente, afinal são duas cabeças pensando e dois braços trabalhando. Considere com carinho essa possibilidade.

Exemplos:

  • Criação de um Ebook em dupla ou equipe.
  • Criação de um programa de afiliados.
  • Criação de uma rede de blogs/sites.

2 – Linkar outros blogs/sites em seus artigos

Certamente vale muito a pena você indicar por meio de links naturais, artigos de outros blogs em seu projeto. Por exemplo, eu gosto muito de ler entrevistas com blogueiros em alguns dos metablogs que acompanho. Entenderam a mensagem?

Considere estudar sobre networking para entender melhor sobre relacionamento nos negócios.

3 – Referenciar blogs do seu nicho nas redes sociais

Praticamente todos blogueiros utilizam as redes sociais para divulgar seus artigos, mas muitos não gostam de divulgar o trabalho de outros blogs. Acredito que seja um erro, a não ser que você não confie em sua capacidade e tenha medo de perder seus leitores para os “concorrentes”.

Se você leu um artigo legal de outro blog e compartilha, “retweeta”, etc, você vai estar muitas vezes enriquecendo o seu próprio conteúdo e ainda por cima dando a oportunidade de seus leitores conhecerem algo muito interessante. Além desses fatores, ainda existe a possibilidade, do blogueiro referenciado, fazer o mesmo com seus artigos no futuro. Pense nisso!

Faça uma parceria

Como puderam ver, fazer uma parceria pode ser extremamente benéfico para o crescimento do seu blog, não seja egoísta, não tenha medo de perder leitores, não fique com receio de lançar produtos e projetos com outros blogueiros, pois um dos maiores requisitos para se tornar parceiro de alguém é confiança.

Se você confia em uma determinada pessoa, em uma empresa ou em um blogueiro, faça uma parceria, pois juntos somos mais fortes e a tendência é sair ganhando sempre.

E você, tem parceiros? Acredita que parcerias entre blogueiros é algo benéfico? Quer ser parceiro do Profissional Blog icon wink 3 Simples Passos para conseguir parcerias para seu blog ?

Deixe um comentário! Abraços!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

* indicates required
1x1.trans 3 Simples Passos para conseguir parcerias para seu blog

Autor: Rafael Oliveira

Fundador do Profissional Blog, graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.Empreendedor digital apaixonado por tecnologias web, em especial os sites e blogs.